Header Ads

Como limpar e organizar depósitos e garagens

9 passos para organizar os ambientes e fugir da bagunça



Porões e garagens são locais perfeitos para armazenar o que está sobrando em outros cômodos da casa. Esses ambientes costumam ser utilizados como depósito de bicicletas, ferramentas, equipamentos para a piscina, acessórios para os animais de estimação e caixas com papéis ou brinquedos antigos.

Apesar de serem tão utilizados esses locais nem sempre recebem de seus moradores o respeito que merecem. Pelo contrário, como os moradores não costumam levar as visitas a esses espaços, eles muitas vezes se tornam depósitos de quinquilharias. Soma-se a isso, o fato de serem os últimos na lista de prioridades durante a arrumação da casa.

Para começar a solucionar o problema da bagunça em seu porão ou garagem:

  • Ilumine bem o ambiente

Para organizar ambientes com grande quantidade de itens uma boa iluminação é indispensável para que você enxergue o que está guardando ou descartando. Em ambientes escuros, é bem provável que acabe sendo guardado o que deveria ser jogado fora e vice-versa.

  • Utilize um avental durante a arrumação 

Durante a arrumação da garagem ou porão, use um avental com vários bolsos, de modo que as peças miúdas ainda sem local definido possam ser guardadas junto de você provisoriamente.
Quando a ordenação do local estiver em estágio adiantado, o avental conterá objetos suficientes para que você saiba quantos e que tipos de compartimentos deverá criar para abrigar esses itens.

  • Descarte o que não é usado

Mantenha neles apenas os itens que você usa com certa freqüência. Se há algum material com um centímetro de poeira ou mais, é sinal de que você já pode considerar a possibilidade de descartá-lo. Entre esses materiais geralmente se encontram itens inaptos para o uso, tais como brinquedos incompletos.

O ideal é encontrar as peças restantes e deixar o objeto em bom estado ou jogá-lo fora se a primeira alternativa for inacessível. Se for o caso de ferramentas que só podem ser utilizadas conjuntamente, por exemplo, só faz sentido mantê-las em um depósito se você puder encontrar todas elas sempre que precisar.

  • Cada coisa em seu lugar

Para organizar o material que já estiver selecionado para o armazenamento, crie compartimentos específicos para cada categoria de objeto. Por exemplo. em uma lata alta e estreita, reúna as varas de pesca e itens de formato semelhante, tais como peneiras para piscina.

As ferramentas com cabos longos, passíveis de receber argolas, podem ser organizadas em placas de madeira com suportes presas à parede. Ganchos mais fortes diretamente acoplados à parede são indicados para itens maiores, como bicicletas.

  • Miudezas

Você pode ainda abrigar pequenos itens como parafusos e botões em potes de vidro transparentes ou etiquetados. Prenda as tampas de todos esses recipientes na parte de baixo de uma prateleira, de modo que você possa retirá-los, pegar o que precisa e em seguida devolvê-los ao seu lugar de origem, prendendo-os novamente às suas tampas.
  • Equipamentos Esportivos

Caso exista uma grande quantidade de equipamentos esportivos na residência, você pode ainda providenciar uma estante de metal que contenha suportes e ganchos apropriados para receber tênis, bolas de futebol e raquetes, entre outros objetos.

Caixas de ovos podem ser colocadas nas prateleiras desse móvel com bolas de tênis ou de golfe em seu interior.
  • Produtos automobilísticos

Guarde os produtos típicos de uma garagem, como os de uso automobilístico (incluindo ceras e graxas, entre outros), agrupados em caixas etiquetadas especiais para não acumularem poeira. Caixas etiquetadas também podem ser usadas na organização de itens como pincéis e panos de limpeza.
  • Produtos tóxicos

Venenos e outros produtos tóxicos podem ser guardados fora ou dentro de caixas, mas sempre em lugares altos, de difícil acesso para crianças e animais.
  • Dica

Deixe uma escadinha móvel à mão para poder alcançar o que está guardado em armários e prateleiras altas.  

“www.organizesuavida.com.br.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.